Chat with us, powered by LiveChat

Resolução de problemas de WiFi

Last updated: 20 Novembro 2021
Estimated reading time: 2 min

Se o seu WiFi for fraco ou não estiver a funcionar corretamente, existem vários métodos diferentes que podem ser utilizados para testar o dispositivo, obter um sinal mais forte ou reparar o WiFi se este não estiver a funcionar de todo.

Wifi fraco

Para testar a velocidade de descarregamento/carregamento da Internet e o ping, pode utilizar a opção Aplicação Speedtest que pode ser descarregada da Google Play Store. Pode então efetuar comparações cruzadas ou utilizar outro dispositivo como comparação.

Nota: Por vezes, isto pode ser um problema devido à própria banda larga, pelo que testar em vários dispositivos, como o PC ou o telemóvel, seria um método mais adequado.

Para além das velocidades, pode utilizar uma aplicação de análise WiFi para verificar a intensidade do sinal e, com base nisso, colocar o dispositivo numa posição melhor para obter um sinal mais forte.

O sinal pode não ser determinado apenas pela distância entre o modem e o dispositivo, mas também pelo número de obstáculos entre eles, como paredes, chão ou mobiliário. A distância recomendada seria de alguns metros, idealmente na mesma sala com o mínimo possível de obstáculos entre eles.

Outro fator a incluir seria o recetor WiFi do dispositivo (é de banda dupla ou banda única) e o sinal enviado é de 2,4 GHz ou 5 GHz. Se a ligação for significativamente mais fraca do que no outro dispositivo, poderá querer mudar de 2,4 GHz para 5 GHz ou vice-versa para testar a ligação.

Por vezes, os modems podem não ser compatíveis com o dispositivo e, nesse caso, os routers podem ser uma boa alternativa. Ligar um router ao modem e o sinal WiFi apresentado resolve normalmente a maior parte dos problemas de WiFi com diferentes dispositivos.

Uma das melhores e mais fáceis formas de determinar se este é o problema seria utilizar um Hotspot WiFi. Pode utilizar o seu smartphone para criar, a partir do seu dispositivo móvel, um hotspot/repetidor WiFi e, depois, utilizar o seu dispositivo para ligar ao telemóvel como ligaria a qualquer modem/router. Com base nisso, pode determinar se a falha é do WiFi no dispositivo ou se é uma falha interna do modem.

O WiFi não está a funcionar

Se o dispositivo que possui não conseguir ligar-se a nenhuma rede, se desligar sozinho ou se cortar durante a utilização, poderá querer aplicar vários métodos diferentes para resolver o problema.

1. Reposição de fábrica

Este é um método que pode ser efectuado através do menu Android ou do menu de recuperação. Este é o primeiro método a utilizar para resolver a questão e, normalmente, resolve o problema. Pode seguir o nosso guia
aqui
para o fazer.

2. Substituir o firmware (método baseado no cartão SD)

Este método (dependendo do dispositivo) substituirá o firmware ou instalará uma nova instância do mesmo com base na versão do firmware que tinha no dispositivo e que está atualmente disponível (mais recente). O firmware pode ser obtido através do nosso
fórum
cada dispositivo tem a sua própria categoria ou, se não houver nenhum guia no fórum, contacte-nos através do e-mail [email protected] fornecido.

3. Reinstalação completa do firmware (método baseado em PC)

Este método é efectuado através de um PC (sistema operativo Windows) e de um cabo USB A para USB A com ambas as extremidades macho. Não inclui qualquer utilização da IU através do dispositivo, pelo que, se existirem outros problemas assinalados, este método é a melhor opção. O ficheiro de firmware é diferente do método baseado no cartão SD, e a atualização do firmware é realizada exclusivamente através do PC.

Verificar no
fórum
para ver se o seu dispositivo tem um firmware disponível.

Se o dispositivo específico tiver apenas um procedimento oferecido ou não apresentar nenhum, não hesite em contactar-nos em [email protected] e poderemos aconselhá-lo em conformidade. Para que possamos resolver mais facilmente o seu pedido, certifique-se de que, na mensagem de correio eletrónico, fornece uma descrição clara do problema, o seu ID de encomenda para que possamos localizar a sua encomenda e o que foi tentado até agora como possível solução. Se o soubermos, poderemos resolver o seu pedido o mais rapidamente possível e poderá voltar a utilizar o seu dispositivo num instante.

Tags:
Was this article helpful?
Dislike 0