Pode haver uma série de razões para quereres comparar o teu PC de jogos portátil com Windows ou portátil para jogos com Android. Se estiveres a afinar as definições para obteres o melhor desempenho do teu dispositivo, ou se pensares que pode haver um problema, como o facto de o teu dispositivo estar a aquecer demasiado e, consequentemente, o CPU estar a estrangular-se.
O nosso guia irá demonstrar como avaliar o teu dispositivo de forma fácil e consistente. Com estes resultados, poderás identificar um desempenho superior ou inferior em diferentes testes. Também temos um guia sobre como alterar o TDP em dispositivos portáteis Windows e perfis de desempenho em dispositivos portáteis Android aqui.
Recomendamos também que te certifiques de que a instalação do Windows está actualizada e que os controladores, como os controladores gráficos, estão actualizados. Consulta o nosso guia de atualização do Windows aqui e o guia de atualização dos controladores gráficos aqui.
Definições de referência predefinidas
Se o serviço de apoio ao cliente da DROIX te pediu para realizar um teste de benchmark, as definições utilizadas devem corresponder às nossas próprias definições. Podemos então comparar com precisão os resultados para identificar se há um problema com a configuração do software ou um problema real de hardware.
Dependendo do teu dispositivo, terás o software Motion Assist (GPD), AYASPACE (AYANEO) ou ONEXCONSOLE (ONEXPLAYER) para controlar definições como o TDP, o equilíbrio CPU/GPU, etc. Repõe as definições para os valores predefinidos e define o TDP para 28W, que é o TDP ideal para o desempenho vs utilização de energia. Consulta aqui o nosso guia sobre como alterar o TDP e as outras predefinições.
Descarregar e instalar 3DMARK
Podes descarregar a versão de demonstração para Windows diretamente do Steam, e a versão para Android diretamente da Google Play Store. A versão de demonstração é suficiente para o Time Spy e alguns outros testes e não precisas de comprar a versão completa. Abaixo podes encontrar fontes alternativas.
| 3DMARK VERSÃO PARA WINDOWS | SITE OFICIAL | TRANSFERÊNCIA ALTERNATIVA |
| 3DMARK VERSÃO ANDROID | SITE OFICIAL |
Referência Windows 3DMARK
Carrega o software 3DMARK e, se te for pedido para atualizar, fá-lo. Poderás ter de atualizar uma ou duas vezes, dependendo do local de onde descarregaste o software.
Referência única
Clica no ícone Referências na parte superior.
Percorre a lista e localiza a referência Time Spy (não Time Spy Extreme) e clica nela.
Confirma que estás a utilizar a GPU correta para o teste. Normalmente, essa seria a GPU interna encontrada dentro do computador de mão, a menos que estejas testando o desempenho de placas de GPU externas. Clica no ícone Executar para iniciar o teste de referência. O processo demora cerca de 10 a 15 minutos.
Quando o benchmark estiver concluído, ser-te-á apresentado o ecrã de resultados. Toma nota da Pontuação do Time Spy, bem como da pontuação da Gráfica e da CPU, à direita da mesma. Em alternativa, podes tirar uma fotografia com o teu telemóvel ou fazer uma captura de ecrã (tecla Print Screen) para ficares com uma cópia.
Podes então fazer quaisquer alterações, como alterações ao TDP, e clicar no ícone Executar novamente para repetir o teste de referência.
Teste de esforço
Para a utilizar, pode ser necessária a versão paga. No ecrã inicial, clica no ícone Teste de esforço na parte superior.
Verifica se o Steel Nomad Light Stress Test foi selecionado. Confirma que estás a utilizar a GPU correta para o teste. Normalmente, esta seria a GPU interna encontrada dentro do computador de mão, a menos que estejas a testar o desempenho de placas GPU externas. Clica no ícone Executar teste de estresse para iniciar o teste de estresse. Esse processo geralmente leva cerca de 20 minutos.
Quando o teste de esforço estiver concluído, ser-te-á apresentado o ecrã de resultados. Toma nota da estabilidade da taxa de fotogramas, da melhor pontuação do ciclo e da pior pontuação do ciclo. Em alternativa, podes tirar uma fotografia com o teu telemóvel ou uma captura de ecrã (tecla Print Screen) para guardares uma cópia.
Em seguida, podes fazer quaisquer alterações, como alterações ao TDP, e clicar no ícone Executar novamente para repetir o teste de esforço.
Outros parâmetros de referência
Se pretenderes comparar uma parte individual do teu dispositivo Windows, como a velocidade da SSD, consulta o nosso guia Como comparar o teu dispositivo Windows aqui.
Android 3DMARK Benchmark
Carrega o software 3DMARK. Poderá ser-te pedido que descarregues um teste de referência ou de esforço, uma vez que estes são descarregados a pedido para poupar espaço no teu dispositivo.
Referência única
Deslizando os dedos sobre a área indicada na imagem abaixo, podes percorrer os benchmarks e testes de stress disponíveis.
Localiza o teste de referência Wild Life Extreme e clica nele.
Clica no ícone Transferir (se ainda não tiver sido transferido) e/ou no ícone Executar para iniciar o teste de referência. Este processo demorará cerca de um minuto a ser concluído.
Uma vez concluído, ser-te-ão apresentados os resultados.
Podes então fazer quaisquer alterações, tais como alterações ao perfil de desempenho, e clicar no ícone Executar novamente para repetir o teste de referência.
Teste de esforço
Deslizando os dedos sobre a área indicada na imagem abaixo, podes percorrer os benchmarks e testes de stress disponíveis.
Localiza o Steel Nomad Light Stress Test e clica nele.
Clica no ícone Transferir (se ainda não tiver sido transferido) e/ou no ícone Executar para iniciar o teste de referência. Este processo demorará cerca de 20 minutos a ser concluído.
Quando o teste de esforço estiver concluído, ser-te-á apresentado o ecrã de resultados. Toma nota da melhor pontuação do circuito, da pior pontuação do circuito e da estabilidade. Em alternativa, podes tirar uma fotografia com o teu telemóvel ou uma screeenshot (varia consoante o dispositivo) para guardares uma cópia.
Em seguida, podes fazer quaisquer alterações, como alterações ao perfil de desempenho, e clicar no ícone Executar novamente para repetir o teste de esforço.