Chat with us, powered by LiveChat

A mais recente consola portátil da ANBERNIC poderá ser um dispositivo baseado no Windows

Could be a Win, or a D'oh

No final da semana passada, o fabricante de consolas de jogos retro ANBERNIC registou uma patente para o que parece ser a sua mais recente consola portátil. Agradecimentos especiais ao utilizador do discord NOirBRight por nos ter chamado a atenção para estas imagens.

A ANBERNIC está a criar uma consola portátil WINDOWS?

Embora ainda não exista uma confirmação oficial, há já algum tempo que circulam rumores sobre a potencial incursão da ANBERNIC no domínio dos dispositivos baseados no Windows. Mas não houve nada de nenhum representante da ANBERNIC.

Estes rumores já circulam há quase tanto tempo quanto a cena portátil tem conhecimento de dispositivos como o GPD WIN 3 e o Steam Deck. Muitos acham que uma tentativa de criar uma consola portátil baseada no Windows é uma espécie de inevitabilidade.

Um computador portátil baseado no Windows seria um grande afastamento dos computadores portáteis baseados no Linux (e agora no Android) a que a empresa está habituada. Concedendo uma liberdade sem precedentes na forma como o dispositivo é utilizado pelo utilizador final.

Imagens do computador de mão com Windows ANBERNIC

A ANBERNIC apresentou uma patente para um novo dispositivo portátil em 14 de janeiro de 2022. Seguir-se-ão imagens do dispositivo e analisaremos o que virmos com mais pormenor. Infelizmente, não foram mencionadas quaisquer especificações, pelo que não podemos confirmar se a consola é um dispositivo “low-spec” ou “high-spec” nesta altura.

Frente do dispositivo

A parte da frente da consola faz lembrar praticamente qualquer consola de jogos colocada no mercado nos últimos dois anos. Com o mesmo layout ABXY/D-Pad analógico duplo visto em dispositivos como o AYA NEO 2021, RG351MP e vários outros dispositivos.

Algumas características na parte da frente deste dispositivo identificam-no imediatamente como um modelo ANBERNIC. Desde as molduras com o logótipo, que mostram claramente a marca ANBERINC, até aos botões de início e seleção, que são muito semelhantes aos encontrados nos dispositivos RG351. É muito claro por quem é que isto foi concebido.

Duas outras adições ao conjunto habitual de entradas são o que parece ser uma tecla HOME, localizada mesmo por baixo do D-pad. E o que parece ser uma tecla WINDOWS, presente por baixo das teclas ABYX. Com as teclas Windows e Home presentes, é de esperar que o dispositivo tenha um ecrã tátil.

Dispositivo Traseiro

A parte traseira do dispositivo é relativamente estéril, exceto pela presença de uma saída de ar. Indicando que o dispositivo é arrefecido ativamente, como o RG552.

Topo do dispositivo

Num golpe de boas escolhas de design, a ANBERNIC parece ter adotado a disposição de botões de ombro empilhados presente na maioria dos controladores de jogos modernos. Embora isto torne o dispositivo um pouco mais espesso, é para melhor, uma vez que conduz naturalmente a um design mais ergonómico.

Na parte superior do aparelho existe uma saída de ar para acompanhar a entrada de ar na parte posterior do aparelho.

Por último, existem três interfaces na parte superior da unidade. Estes são um botão de reinicialização do hardware (pouco habitual se o dispositivo tiver um botão de alimentação), algum tipo de porta USB tipo A. E uma porta USB Tipo C marcada como “DC/OTG”, provavelmente utilizada tanto para carregamento como para outras ligações com fios.

Fundo do dispositivo

A parte inferior da unidade portátil com janelas da ANBERNIC também é relativamente estéril, com apenas duas características a assinalar.

A primeira destas características é a tomada de áudio de 3,5 mm. Permite-lhe ligar auscultadores à sua escolha.

A segunda são as duas aberturas para os altifalantes em cada extremidade do dispositivo. Espera-se que a saída estéreo seja suportada.

Existe também um misterioso ponto preto à direita da tomada de áudio que parece ser um microfone.

Dispositivo à esquerda

O lado esquerdo do dispositivo revela-nos as teclas de volume e as teclas de alimentação. Para além disso, não há muito mais aqui.

Um perfil lateral do dispositivo permite-nos, no entanto, ter uma melhor noção da ergonomia do dispositivo. Os botões de ombro empilhados dão lugar a uma ranhura confortável na qual os seus dedos poderão descansar.

De um modo geral, este dispositivo deverá ser muito mais confortável para sessões de jogo mais longas do que os dispositivos anteriores da ANBERNIC.

Dispositivo direito

O lado direito do dispositivo indica que a ANBERNIC se inspirou noutros fabricantes de dispositivos portáteis.

Está presente um interrutor que indica a capacidade de alternar entre os modos de rato e de gamepad. Muito parecido com o Switch encontrado no GPD WIN 3.

Existe também um botão com o ícone de um teclado. Presumivelmente, para fazer aparecer um teclado no ecrã. Semelhante ao botão existente no AYA NEO 2021 Pro e no OneXPlayer. Isto confirma quase certamente que o dispositivo se destina a ter um ecrã tátil de algum tipo.

Resumo

O que acha deste design? Pensamos que é evidente que a ANBERNIC está a seguir as pistas certas dos seus concorrentes neste espaço.

Outro ponto a considerar é o tipo de mercado que a ANBERNIC pretende atingir com este modelo. Esperam que eles tentem competir diretamente com o GPD, o One-Netbook e o AYANEO lançando um dispositivo de alta qualidade? Ou será que vão visar o mercado relativamente inexplorado das consolas portáteis com Windows?

O que quer que venha a acontecer, estamos ansiosos por ver!

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.