Chat with us, powered by LiveChat

Introdução à VPN

Porquê utilizar uma VPN (Rede Privada Virtual)?

No contexto deste artigo, existem duas razões principais para os clientes utilizarem uma ligação VPN…

  1. Poder ver/ouvir conteúdos do seu fornecedor de multimédia preferido, mesmo quando o utilizador e os seus dispositivos estão fora de casa. Alguns fornecedores restringem o acesso aos seus ficheiros em função do país a partir do qual é feito o pedido. Com a futura legislação da UE, o acesso aos ficheiros das empresas europeias (pelo menos a partir do interior da UE) deverá deixar de ser bloqueado, mas as empresas podem arrastar este tipo de mudança.
  2. Segurança contra bisbilhoteiros (se o tráfego for encriptado por um fornecedor de VPN). É como enviar uma carta a um amigo usando um código secreto – não importa se o carteiro ou a agência de triagem abrem o envelope, eles não saberão a mensagem real incluída. Se utiliza hotspots WiFi públicos, deve definitivamente considerar a utilização de uma VPN para garantir que ninguém nas proximidades pode monitorizar o que está a fazer online.

Como utilizar a sua conta VPN

Em geral, a configuração e ativação de uma ligação VPN encaminhará todo o seu tráfego online, através de hardware de rede noutra localização física (frequentemente noutro país). Quando visita um sítio Web, o servidor do sítio considera que está ligado a esse segundo local, em vez de estar em sua casa.
Em ambientes empresariais, as VPNs são frequentemente utilizadas para aceder a recursos internos partilhados (impressoras, directórios, etc.) quando se trabalha fora da secretária. Este aspeto da VPN não será abordado, mas se for do seu interesse, a página da Wikipédia – https://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_private_network – é um bom sítio para começar.
Alguns fornecedores de VPN fornecem aplicações (programas) para ajudar a automatizar o processo de criar/ligar uma ligação. Outros fornecedores dependem da configuração manual de uma ligação VPN no seu dispositivo, ou mesmo da reconfiguração do seu modem/router (se possível) para que todos os dispositivos da sua rede doméstica tenham acesso VPN.

DroiX® está atualmente a realizar testes com vários fornecedores. Quando os resultados estiverem disponíveis, publicaremos mais informações sobre este tópico, incluindo os passos necessários para fornecedores específicos.

Quanto?

Existem alguns fornecedores de VPN gratuitos. Tal como acontece com a maior parte das coisas na vida, o que se recebe é o que se paga. Se os dados que está a transferir forem de alguma forma privados ou se necessitar de fiabilidade, então poderá ter de considerar as contas premium. Dito isto, as versões gratuitas podem ser úteis para testar e habituar-se a este sistema. Diferentes fornecedores terão diferentes pontos de venda. Um pode concentrar-se na velocidade, enquanto outro pode oferecer mais países a partir dos quais parece estar ligado, ou uma maior ênfase na segurança. Tenha isto em conta quando comparar os preços (que estão correctos em janeiro de 2016).