Chat with us, powered by LiveChat

Qual é a diferença entre o RG350, RG351, P/V/M, RG300X, etc.?

A RG350 é uma popular consola de jogos retro que deu origem a uma série de sucessores ao longo da sua vida útil e pode ser considerada a primeira consola de jogos retro que foi (relativamente) adoptada pelo público em geral.

Neste artigo, vamos analisar o RG350 e os seus vários parentes para lhe dar uma ideia melhor daquilo em que se vai meter com a compra da sua próxima consola retro portátil.

Para facilitar a compreensão, classificámos os computadores de mão em gerações com base no seu processador. Todas as consolas portáteis de uma geração esperam um desempenho semelhante nos jogos.

Portáteis ANBERNIC RetroGame de primeira geração

A primeira geração de consolas portáteis ANBERNIC RetroGame contém apenas um membro e teve uma vida relativamente curta em comparação com as outras gerações.

O que é o RG300?

A RG300 é a antecessora imediata da RG350, tendo sido lançada apenas alguns meses antes desta.

Embora utilize um CPU mais fraco do que o RG350, continua a ser capaz de emular uma vasta gama de consolas retro portáteis, de 8 e 16 bits. No entanto, não pode realmente lidar com plataformas de 32 bits e posteriores (PS1, etc.)

Ao contrário dos seus sucessores, o RG300 é o único modelo que inclui uma bateria substituível pelo utilizador.

Além disso, ao contrário dos modelos posteriores, o RG300 é o único que não possui botões de ombro L2/R2.

Portáteis ANBERNIC RetroGame de segunda geração

A segunda geração do ANBERNIC RetroGame é, até à data, a geração mais popular, apresentando numerosas iterações. Todos os dispositivos portáteis RG de segunda geração são alimentados por um CPU Ingenic JZ4770 e possuem 512 MB de RAM.

As consolas portáteis ANBERNIC de segunda geração podem emular a maioria das plataformas até à PS1 sem muitos ou nenhuns problemas.

O que é o RG350?

O aumento da popularidade da ANBERNIC começou com a bem recebida RG350.

Onde tudo começou. O ANBERNIC RG350 é uma consola de jogos retro alimentada pelo CPU JZ4770 que funciona (stock) usando um fork do OpenDingux.

A sua fama reside na capacidade de lidar confortavelmente com a emulação da PS1 (bem como com várias outras plataformas retro) a um preço económico e com uma qualidade de construção sólida.
Possui um conjunto de controlos padrão, mas abrangente (gatilhos e bumpers, manípulos analógicos duplos clicáveis, etc.), e também possui a capacidade de saída via HDMI, no entanto esta funcionalidade é bastante instável e pode não funcionar bem com todos os televisores/monitores.

Pode ser considerado um ponto de viragem importante no panorama dos jogos retro portáteis, com um preço acessível, flexibilidade e elevada qualidade de construção. Uma mudança de paradigma em relação às normas “500 em 1” que eram comuns anteriormente.

Atualmente, este modelo é praticamente obsoleto. No entanto, se não gostar de algumas das alterações introduzidas nos modelos posteriores, ou se estiver à procura do ponto de entrada mais barato, pode continuar a ser uma boa escolha para si.

O que é o RG350M?

Logo a seguir à RG350 surgiu a RG350M, um modelo mais “premium”.

O ANBERNIC RG350M foi o sucessor do RG350. Apresenta uma série de alterações em relação à RG350 original:

  • O invólucro é feito de alumínio em vez de plástico. Tornando-o ligeiramente mais pesado e dando-lhe um toque mais robusto.
  • A disposição geral do dispositivo foi renovada
    • Os manípulos analógicos são agora de baixo perfil e estão simetricamente colocados na metade inferior do dispositivo.
    • Os botões de volume e de alimentação foram deslocados para os lados da unidade
    • O cartão SD “interno” pode agora ser acedido através de uma ranhura externa, eliminando a necessidade de abrir a unidade ou de entrar no sistema por SSH para modificar o seu conteúdo.
  • O ecrã tem uma resolução superior, de 640 x 480 (anteriormente 350 x 240)
  • Existem pegas de borracha na parte de trás do dispositivo para facilitar a sua utilização.

Na sua essência, é uma versão premium da RG350.

O que é o RG350P?

O RG350P é um excelente ponto de entrada para os consumidores mais obstinados e preocupados com o orçamento.

O RG350P era uma alternativa mais económica ao RG350M, apresentando a maioria das melhorias que este trazia para a mesa.

As principais diferenças entre o ANBERNIC RG350P e o RG350M são o facto de o RG350P não ter uma estrutura metálica e o facto de o ecrã ter a mesma resolução que o RG350 (240p).

Tendo isto em conta, o RG350P é uma alternativa válida para aqueles que gostariam de ter um modelo atualizado, mas não se importam com a estrutura metálica ou o ecrã de alta resolução.

O que é o RG280M?

A RG280M é a “criança esquecida” da segunda geração.

O RG280M é uma versão “minimizada” do RG350M.

Apresenta as mesmas actualizações fundamentais, incluindo um ecrã 480P de alta resolução e uma estrutura metálica, mas num tamanho muito mais pequeno.

Devido ao seu tamanho mais pequeno, não tem a saída HDMI dos seus parentes maiores. Também só tem um manípulo analógico, bem como um ecrã mais pequeno (2,8 polegadas em vez das 3,5 polegadas habituais).

O RG280M é também o único dispositivo ANBERNIC até à data que rompeu com a coloração cinzenta/preta padrão para dispositivos de metal. Apresenta uma cor “gradiente” bastante divertida.

O que é o RG280V?

A RG280V aumenta a portabilidade para 11.

O ANBERNIC RG280V é uma variante do RG350 que apresenta um layout totalmente diferente, sendo horizontal e mais comparável a dispositivos portáteis como os modelos originais Bittboy ou os dispositivos portáteis LDK.

Possui o mesmo ecrã que o RG280M (2,8 polegadas, 480p) e a maioria dos botões. No entanto, não possui qualquer tipo de manípulo analógico.

A construção da unidade em si é de plástico, mas possui uma placa frontal de metal. Sendo o primeiro dispositivo portátil de RG a incorporar uma mistura dos dois materiais no design.
É consideravelmente mais portátil do que os seus antecessores, tendo apenas cerca de metade do comprimento e sendo visivelmente mais leve.

O que é o RG300X?

Talvez um dos lançamentos mais questionáveis de ANBERNIC. Para quem era a RG300X?

O RG300X é talvez o dispositivo portátil mais estranho da ANBERNIC até à data.

O design do ANBERNIC RG300X faz lembrar muito claramente o GameBoy Micro. Com opções de cores idênticas às da RG280V (um motivo vermelho e dourado inspirado na famicom e um motivo preto e prateado mais discreto).

Para além do fator de forma/estética, é muito semelhante ao RG280V. A principal diferença é que o ecrã tem uma resolução superior (640x480p) e um diâmetro de 3 polegadas.

Em vez de ser uma atualização direta, o RG300X pode ser considerado um nicho de gama lateral para a família RG350, tal como o RG280V.

Pode consultar a nossa análise do RG300X para um olhar mais atento a esta consola de jogos retro.

Portáteis ANBERNIC RetroGame de terceira geração

A terceira geração de dispositivos portáteis foi quando o ANBERNIC começou realmente a entrar na mira do público. Com o processador mais potente, o desempenho da emulação foi melhorado em todos os aspectos e as consolas anteriormente impossíveis de jogar estavam agora disponíveis. Incluindo a PSP, a Sega Dreamcast e muito mais.

Esta geração também marcou um afastamento do OpenDingux, passando a utilizar o EmuELEC , mais fácil de utilizar, como sistema operativo.

O que é o RG351P?

ANBERNIC RG351 Cor púrpura Vista frontal
ANBERNIC explodiu em popularidade graças, em grande parte, ao RG351P

O RG351P é um verdadeiro sucessor do RG350. Apresenta uma série de alterações tanto a nível de hardware como de software.
Equipado com o Rockchip RK3326 e com 1 GB de RAM, é capaz de lidar com praticamente tudo o que o RG350 fazia na perfeição, sendo também capaz de lidar com mais plataformas, como a N64, a Dreamcast e até a PSP/DS. Para tudo o que é mais recente do que a PS1 (bem como dispositivos contemporâneos como a Sega Saturn), o desempenho varia imenso de jogo para jogo.

Ele roda o EmuELEC por padrão, que é um sistema operacional que usa o EmulationStation como front-end (para organização), e o RetroArch como back-end (para gerenciar/configurar emuladores).
O desempenho do firmware de fábrica não é o melhor em nada para além da PS1, pelo que recomendamos vivamente a utilização de firmware personalizado.

Outras mudanças notáveis no ANBERNIC RG351P incluem a falta de saída HDMI e um design de cartão SD único para lidar com o sistema operativo e jogos/emuladores.

O RG351P suporta Wi-Fi?

O RG351P também é capaz de interagir através da Internet. É possível procurar metadados em bases de dados nativas para a sua coleção, descarregar novos temas para o EmulationStation e até jogar online através da funcionalidade netplay do RetroArch.

A primeira série de RG351P incluía um chip Wi-Fi integrado, no entanto, este foi removido em lotes subsequentes devido a uma falha no design que fazia com que os altifalantes emitissem um estalido alto sempre que havia atividade de rede. Atualmente, é necessário utilizar um dongle wi-fi USB (+ um adaptador OTG, uma vez que não existem dongles Wi-Fi USB-C) para aceder às funções online.

Nós, na DroiX, vendemos um pacote útil que contém um Dongle USB Wi-Fi, um adaptador OTG e um protetor de ecrã RG351P também, se estiver à procura deles em particular.

O que é o RG351M

ANBERNIC RG351M Cor preta Vista frontal
O RG351M marcou uma segunda tentativa no conceito de wi-fi interno

O RG351M é menos uma atualização para o RG351P do que o RG350M foi para o RG350 (fique connosco agora!).

Possui uma estrutura metálica em alumínio e um chip Wi-Fi incorporado funcional e sem falhas (apenas 2,4 GHz). Para além disso, não há mais nada de notável sobre a unidade; de resto, é idêntica à RG351P.

Para mais informações sobre o RG351M, não hesite em consultar a nossa análise do ANBERNIC RG351M!

O que é o RG351V?

RG351V W ood Colour - Vista frontal em ângulo
O RG351V foi um desvio interessante em relação ao estilo de “barra” horizontal do computador de mão pelo qual a ANBERNIC era conhecida

A RG351V é a terceira entrada na família RG351 da ANBERNIC.

O RG351V apresenta um número substancial de alterações em relação ao RG351M, tais como:

  • O design foi totalmente alterado e está agora orientado verticalmente. Isto significa que os controlos estão situados por baixo do ecrã e não nos lados.
  • O ecrã do RG351V é de 640x480p e tem um rácio de aspeto de 4:3. Isto permite-lhe lidar melhor com uma maior variedade de consolas retro.
    • Para comparação, o ecrã do RG351P é de 480x320p e tem um rácio de aspeto de 3:2. Isto permite uma emulação perfeita de títulos da GameBoy Advance, mas não de outras plataformas.
  • Agora só tem um único manípulo analógico.
  • A bateria é ligeiramente maior para compensar o ecrã maior.
  • O dispositivo regressou ao sistema de cartões microSD duplos, tal como se via na família de portáteis RG350.

O ANBERNIC RG351V está disponível em três cores. Uma cor preta semi-transparente normal, uma cor cinzenta mate e uma cor invulgar com padrão de madeira.

Para mais informações sobre o RG351V, não hesite em consultar a nossa análise do RG351V!

O que é o RG351MP?

RG351MP Cor verde menta - Vista frontal em ângulo
O RG351MP é considerado por muitos como o computador de mão “definitivo” da terceira geração.

O RG351MP é a quarta e, presumivelmente, a última iteração do dispositivo portátil RG351 antes do início da nova “quarta geração”.

Traz todas as características mais populares das encarnações anteriores do RG351 numa única unidade coesa. Com o ecrã 4:3 e o design de cartão dual-SD do RG351V, com a estrutura metálica robusta e premium do RG351M.

Surpreendentemente, o RG351MP não possui um chip Wi-Fi incorporado e tem de recorrer a um dongle Wi-Fi como o RG351P original.

Para saber mais sobre o RG351MP, consulte a nossa análise. Também pode comprar um RG351MP na DroiX.

Quarta geração de consolas de jogos retro ANBERNIC

O que é o RG552?

O RG552 é mais próximo dos telemóveis do que qualquer outro dispositivo portátil ANBERNIC anterior.

A cabeça de cartaz da quarta geração. O RG552 representa um salto tecnológico muito esperado em relação aos seus antecessores RG351. Há muito a dizer sobre este assunto, por isso, tenham paciência connosco por um segundo.

Como seria de esperar de um salto tecnológico, apresenta um processador mais potente – o Rockchip RK3399 – associado a um forte aumento da capacidade da memória RAM (4 GB no total). Isto garante um desempenho muito mais estável para plataformas que antes eram consideradas “de sucesso ou de insucesso” para emular, como a N64 e a PSP. E garante a capacidade de emular plataformas anteriormente inviáveis, como a Dreamcast e a Sega Saturn.

Para muitos, a peça central do dispositivo é também o seu grande ecrã. Com uma resolução invulgar de 1920×1152 (5:3) e um tamanho de cerca de 5,36 polegadas. É muito maior do que qualquer um dos seus antecessores. O ecrã é agora também sensível ao toque.

Outras características dignas de nota incluem a capacidade de alternar facilmente entre os sistemas operativos Android (no armazenamento eMMC incorporado) e Linux (cartão microSD externo). O retorno da porta mini-HDMI. Funcionalidade Wi-Fi sem qualquer ruído crepitante. E a introdução do arrefecimento ativo baseado em ventoinhas (o ar quente é expelido pela parte superior da unidade).

Embora tenha sido lançado com uma perceção algo mista devido a algumas recepções mistas sobre a relação preço/desempenho. O RG552 é um excelente ponto de entrada no campo das consolas de jogos retro e, provavelmente, só irá melhorar com o tempo, à medida que forem sendo desenvolvidas actualizações e firmware personalizado para levar o dispositivo aos seus limites.

Pode saber mais sobre a RG552 na nossa análise da RG552.

Tabela de especificações do dispositivo ANBERNIC (RG350 vs RG351P vs RG350M vs etc.)

Categoria/Nome do dispositivoCPU/ProcessadorRAMTamanho do ecrãResolução do ecrãRelação de aspetoEstrutura de controloLayout do cartão SDBateriaSistema operativoPeso do dispositivo (aprox.)Dimensões (aprox. cm)
RG300Ingenic JZ4760B @ 528Mhz, núcleo duplo128MB DDR23 polegadas320×4804:3Não analógico; simétrico1x Interno + 1x Externo1800mAhOpenDingux220g11,9 x 8,2 x 2,5
RG350Ingenic JZ4770 a 1,0 GHz, núcleo duplo512MB DDR23,5 polegadas320×2403:2Duplo analógico; assimétrico1x Interno + 1x Externo2500mAhOpenDingux160g14,5 x 7,3 x 1,4
RG350MIngenic JZ4770 a 1,0 GHz, núcleo duplo512MB DDR23,5 polegadas640×4803:2Duplo analógico; simétrico2x Externo2500mAhOpenDingux255g14,5 x 7,3 x 1,8
RG350PIngenic JZ4770 a 1,0 GHz, núcleo duplo512MB DDR23,5 polegadas320×2403:2Duplo analógico; simétrico2x Externo2500mAhOpenDingux170G14,5 x 7,3 x 1,8
RG280MIngenic JZ4770 a 1,0 GHz, núcleo duplo512MB DDR22,8 polegadas320×4803:2Analógico único; assimétrico2x Externo2500mAhOpenDingux205g13,6 x 6,1 x 1,8
RG280VIngenic JZ4770 a 1,0 GHz, núcleo duplo512MB DDR22,8 polegadas320×4803:2Não analógico; simétrico2x Externo2100mAhOpenDingux120g8,9 x 7,8 x 1,8
RG351PRockchip RK3326 a 1,5 GHz; Quad-Core1GB DDR3L3,5 polegadas320×4803:2Duplo analógico; simétrico1x Externo3500mAhEmuELEC160g15,2 x 7,1 x 1,8
RG351MRockchip RK3326 a 1,5 GHz; Quad-Core1GB DDR3L3,5 polegadas320×4803:2Duplo analógico; simétrico1x Externo3500mAhEmuELEC260g15,2 x 7,1 x 1,8
RG351VRockchip RK3326 a 1,5 GHz; Quad-Core1GB DDR3L3,5 polegadas640×4804:3Analógico único; assimétrico2x Externo3900mAhEmuELEC200g14 x 9,4 x 2,7
RG300XIngenic JZ4770 a 1,0 GHz, núcleo duplo512MB DDR23 polegadas640×4804:3Não analógico; simétrico2x Externo2500mAhOpenDingux160g13,7 x 6,9 x 2
RG351MPRockchip RK3326 a 1,5 GHz; Quad-Core 1GB DDR3L 3,5 polegadas 640×480 4:3 Duplo analógico; simétrico 2x Externo 3500mAh EmuELEC 267g14,5 x 7,3 x 1,8
RG552Rockchip RK3339 a 1,8 GHz; Hexa-Core 4GB LPDDR45,36 polegadas1920×11525:3Duplo analógico; simétrico 2x Externo 2x 3200mAh (6400mAh)Android 7.1 (eMMC) + Batocera modificado (microSD)367gN/A
Cabo de comparação ANBERNIC RetroGame (RG)

Obrigado por ter lido até aqui. Esperamos que este guia tenha sido informativo! Se tiver alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário e faremos o nosso melhor para responder.

Comparações rápidas de resumo

Nesta secção, vamos passar rapidamente em revista as comparações mais comuns. Para comparações mais aprofundadas, consulte as secções anteriores.

RG350 vs RG350M vs RG350P

O RG350 é o dispositivo de base sobre o qual o RG350M e o RG350P são iterações.

Quando comparada com a RG350, a RG350M apresenta:

  • Um invólucro metálico
  • Controlos reposicionados.
  • Duas ranhuras externas para cartões microSD (em vez de 1x interna + 1x externa)
  • Um ecrã de maior resolução.

Entretanto, quando comparada com a RG350, a RG350P apresenta:

  • Controlos reposicionados
  • Duas ranhuras externas para cartões microSD (em vez de 1x interna + 1x externa)

Por outras palavras, o RG350P é uma versão mais barata do RG350M. É bom para aqueles que querem algumas, mas não todas as actualizações introduzidas na nova conceção.

RG315P vs RG351M vs RG351V

O RG351P é o dispositivo base sobre o qual o RG351M e o RG351V são iterações.

Comparado com o RG351P, o RG351M apresenta:

  • Um invólucro metálico
  • Funcionalidade Wi-Fi incorporada

Comparado com o RG351P, o RG351V apresenta:

  • Uma reformulação completa (orientação vertical, controlos reposicionados, etc.)
  • Um ecrã de maior resolução
  • Um rácio de aspeto diferente (4:3)
  • Funcionalidade Wi-Fi incorporada
  • Duas ranhuras para cartões microSD externos (em vez de 1x externo)

Resumindo, o RG351M é uma atualização do RG351P, e o RG351V é um sidegrade do RG351M.

RG280V vs RG280M

O RG280V e o RG280M são ambos dispositivos de nicho da geração RG350 .

Em comparação com o RG350 (o dispositivo de base), o RG280M apresenta

  • Tamanho mais pequeno
  • Um ecrã mais pequeno
  • Um invólucro metálico
  • Um ecrã de maior resolução
  • Duas ranhuras externas para cartões microSD (em vez de 1x interna + 1x externa)
  • Sem saída HDMI
  • Menos um manípulo analógico

Em comparação com a RG350, a RG280V apresenta:

  • Um tamanho SIGNIFICATIVAMENTE mais pequeno
  • Um ecrã mais pequeno
  • Um ecrã de maior resolução
  • Duas ranhuras externas para cartões microSD (em vez de 1x interna + 1x externa)
  • Sem saída HDMI
  • Sem manípulos analógicos

RG300 vs RG300X

Apesar de pertencerem a gerações diferentes, a RG300X e a RG300 têm nomes suficientemente semelhantes para poderem ser facilmente confundidas.

Comparado com o RG300, o RG300X apresenta:

  • Um design horizontal
  • Um processador mais potente
  • Mais RAM
  • Um ecrã mais pequeno
  • Saída HDMI
  • Botões L2/R2
  • Um cartão microSD secundário mais fácil de aceder

RG351M vs RG351MP vs RG351P

O RG351P é o dispositivo base sobre o qual o RG351MP e o RG351M são iterações.

Comparado com o RG351P, o RG351M apresenta:

  • Um invólucro metálico
  • Funcionalidade Wi-Fi incorporada

Em comparação com o RG351P, o RG351MP tem:

  • Um invólucro metálico
  • Duas ranhuras externas para cartões microSD
  • Um ecrã de maior resolução
  • Um rácio de aspeto diferente (4:3)

Onde comprar as unidades portáteis ANBERNIC (RG351P, RG350M, etc.)

Pode comprar a maior parte destas consolas na DroiX!
RG350: https://go.droix.co.uk/RG350
RG350M: https://go.droix.co.uk/RG350M
RG350P: https://go.droix.co.uk/RG350P
RG280V: https://go.droix.co.uk/RG280V
RG351P: https://go.droix.co.uk/RG351P
RG351M: https://go.droix.co.uk/RG351M
RG351V: https://go.droix.co.uk/RG351V
RG300X: https://go.droix.co.uk/RG300X
RG351MP: https://go.droix.co.uk/RG351MP
RG552: https://go.droix.co.uk/RG552

O único modelo que nunca vendemos foi o RG280M!

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.