Numa publicação recente, mencionámos que a compra de dispositivos pré-carregados pode representar um sério risco de segurança não só para o seu dispositivo Android, mas também para outro hardware que esteja ligado à rede doméstica.
Hoje, queremos aprofundar um pouco esta questão e entrar em pormenores sobre o que pode acontecer e como evitá-lo.
Começaremos com um belo infográfico para lhe dar uma ideia geral da situação atual de uma área específica de malware, embora muitos dos avisos e conclusões se apliquem a toda a área de código malicioso. Clique na imagem para aceder ao artigo com uma versão em tamanho real da imagem.
Se isto parecer demasiado longo, a versão ultra-comprimida é simples de memorizar:
Não compre dispositivos chineses “totalmente carregados” de vendedores desconhecidos e não utilize aplicações não confiáveis!
Clique na imagem acima para a visualizar em tamanho real: Prevenção contra vírus ransomware: Um guia
Ver o relatório da Symantec aqui para mais informações sobre a necessidade de ter em conta a segurança em qualquer dispositivo digital. Há algumas secções específicas do Android em que pode clicar no índice para ir diretamente para os parágrafos relevantes.
Assim, está agora ciente das ameaças com que se pode deparar. Afinal de contas, quem avisa, previne. Mas que tal impedir realmente a execução de código malicioso no seu descodificador Android? Há um número desconcertante de aplicações disponíveis para defender o seu dispositivo digital – resumimo-nos aos principais intervenientes, aqueles que estão no negócio há algum tempo e que têm instalações de investigação impressionantes.
Não instale mais do que uma, a menos que o autor o recomende expressamente (por exemplo, se tiver uma aplicação Anti-Malware e uma aplicação Anti-Virus sem qualquer sobreposição).
Quando a proteção estiver implementada, considere os outros aspectos da segurança. Se instala regularmente aplicações sem utilizar a Play Store da Google
Se aparecerem anúncios disfarçados de alertas de sistema genuínos (Aviso: o seu dispositivo está a funcionar mal!) nunca, NUNCA, clique neles. Procure um X no qual clicar para fechar o anúncio ou prima o botão da seta de retorno no seu controlo remoto. Se isso não funcionar, prima o botão de início.
Outra boa leitura pode ser encontrada em https://www.smartfile.com/blog/ransomware-virus-prevention/ . Mais uma vez, como o ransomware está a tornar-se mais prevalente, o artigo concentra-se nesse tipo de infeção
Se chegar a esta publicação com um dispositivo já infetado, e as aplicações ligadas ao nosso Proteção Antivírus contra Malware para Dispositivos Android a maioria pode ser removida com uma redefinição de fábrica, consulte https://droix.zendesk.com/hc/en-gb/articles/360010555678-Accessing-Your-DroiX-s-Recovery-Menu para obter detalhes sobre como fazer isso com os decodificadores DroiX. Perderá os seus dados e definições, mas volte a instalar uma aplicação antivírus e certifique-se de que a infeção foi removida.