Chat with us, powered by LiveChat

Revelado o “Steam Deck” – o mais recente projeto de hardware da Valve

No início deste ano, começaram a circular rumores de que a Valve estava a desenvolver uma consola de jogos portátil semelhante à Nintendo Switch. Ontem, este rumor tornou-se realidade, uma vez que a Valve anunciou oficialmente um PC de jogos portátil chamado “Steam Deck”

Isto foi uma surpresa para muitos, especialmente devido à linha de “máquinas a vapor” que a Valve tentou lançar em 2015. Desde então, a Valve tem estado em silêncio no que diz respeito ao hardware (excluindo o seu bem sucedido Valve Index VR Headset).

Especificações do Steam Deck – Um dispositivo portátil Ryzen?

O Steam Deck também pode ser ligado a uma estação de ancoragem, permitindo a saída para TV/Monitor. E mais periferias.

O Steam Deck é alimentado por uma APU AMD personalizada, capaz de atingir velocidades de relógio de até 3,5 GHz, com a arquitetura Zen 2. Desenvolvido em parceria com a AMD – resta saber qual será o desempenho do Steam Deck no mundo real.

No entanto, dado o historial da AMD com os Mini PCs ultimamente, estamos confortáveis em dizer que temos uma perspetiva positiva sobre o desempenho da consola portátil.

Esta consola portátil também possui 16 Gb de RAM LPDDR5 de última geração, que deverá proporcionar um excelente desempenho numa variedade de jogos em conjunto com a APU AMD personalizada.

O Steam Deck também é fornecido com três configurações de armazenamento diferentes. O primeiro destes modelos, e o mais barato, é um modelo de 349€ que vem com 64GB de memória eMMC. Os dois últimos modelos, de 459 e 569 €, incluem SSD NVMe de 256 GB e 512 GB.

Alegadamente, o modelo de 512 GB possui um SSD mais rápido do que o modelo de 256 GB. No entanto, ainda não vimos o desempenho no mundo real. Todos os modelos incluem armazenamento expansível através de uma ranhura para cartões microSD.

No que diz respeito à funcionalidade sem fios, inclui compatibilidade com Bluetooth 5.0 e funcionalidade Wi-Fi 5, que é a norma para a maioria dos dispositivos portáteis atualmente.

Controlos do Steam Deck – Haptics Galore?

O Steam Deck possui um ecrã de 7 polegadas 1280x800p com capacidade de introdução tátil. O rácio de aspeto é de 16:10, o que é normal e deve funcionar bem para a maioria dos títulos modernos.

Deck a vapor Vista frontal
O Steam Deck tem uma semelhança notável com a Nintendo Switch

Curiosamente, o Steam Deck tem dois trackpads por baixo dos manípulos analógicos. Esta tecnologia foi vista anteriormente no já descontinuado Steam Controller da Valve e teve uma receção mista.

A consola portátil também possui mira giroscópica, uma caraterística que foi amplamente notada pela primeira vez na Wii U.

Quando é que o Steam Deck é lançado?

O Steam Deck começa a ser enviado em dezembro de 2021 para os Estados Unidos, Canadá, Europa e Reino Unido. No entanto, é possível efetuar uma reserva para o Steam Deck na loja da Valve, mediante o pagamento de uma pequena taxa.

Note-se que esta data de lançamento é provisória.

Existem alternativas ao Steam Deck?

Está à procura de uma alternativa ao Steam Deck? Se assim for, tem três opções principais a considerar.

GPD Win 3

GPD WIN 3 i7 Space Grey Novo AAA Gaming Portátil Portátil com teclado deslizante

O GPD Win 3 é um PC de jogos portátil desenvolvido pela GPD que inclui um CPU Intel de 11ª geração. Tal como o Steam Deck, o GPD Win 3 pode jogar jogos AAA com facilidade.

Tal como a Steam Deck, o GPD WIn 3 tem um aspeto semelhante ao da Nintendo Switch. Com um ecrã central ladeado por comandos de cada lado. O GPD Win 3 possui um teclado tátil que é ocultado por um ecrã deslizante.

AYA NEO

O AYA NEO é um PC de jogos portátil em ascensão que inclui uma APU AMD. A APU no AYA NEO não é um design personalizado, sendo um Ryzen 7 4800u.

A AYA informou-nos que o AYA NEO irá receber uma atualização de hardware no próximo lote de dispositivos, sendo a data prevista de chegada o final de agosto de 2021.

OneXPlayer

PC de jogos portátil OneXPlayer

O OneXPlayer é outro PC de jogos portátil desenvolvido pela One Netbook, a empresa por detrás de dispositivos como o One GX1 e o One Mix 3 Series. O OneXPlayer contém um processador Intel de 11ª geração.

Este PC portátil possui o maior ecrã com 8,4 polegadas. Para além disso, porém, não há muito a dizer. Atualmente, não há forma de comprar o OneXPlayer. No entanto, esta situação irá sem dúvida mudar no futuro, quando o dispositivo atingir a fase de produção em massa.


Iremos manter-nos atentos ao Steam Deck, uma vez que este irá, sem dúvida, chamar mais a atenção para a cena dos PCs de jogos portáteis como um todo. Para obter as últimas actualizações, não hesite em seguir-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.